VICENTE LEPORACE

POR ONDE ANDA ?

Saudades...
Vicente Leporace faleceu no dia 16 de abril de 1978, de edema pulmonar, aos 66 anos, em São Paulo.

BREVE HISTÓRICO:

Nasceu na cidade de São Tomas de Aquino, no interior de Minas Gerais, no dia 26 de janeiro de 1912. Ainda pequeno se mudou com a família para a cidade de Franca, no interior paulista.

Participou da Revolução Constitucionalista de 1932.

Começou sua carreira artística em 1941, na Rádio Clube Hertz de Franca. Depois passou pelas Rádios Mayrink Veiga, no Rio de Janeiro; Cruzeiro do Sul (SP); Record (SP) e Bandeirantes (SP), onde permaneceu por décadas.

Também foi ator. Estreou no cinema em 1949 no filme "Luar do Sertão" e participou de muitos outros, como: "Sai da Frente (1952) e "Carnaval em Lá Maior" (1955).

Após essa passagem pelo cinema, resolveu dedicar-se somente ao Rádio. Seu famoso programa era o tradicional "O Trabuco", que foi ao ar pela primeira vez em 1951, permanecendo por quase 30 anos, sempre comentando os fatos políticos do dia.

Foi também apresentador do programa “Gincana Kibon”, ao lado de Clarice Amaral, na TV Record (anos 60). Programa que divulgava apresentações de crianças que freqüentavam escolinhas de Ballet, Conservatórios, etc. Não podemos esquecer que o “Gincana Kibon” sempre sorteava um aniversariante para comemorar a data com bolo gelado da Kibon, durante o programa que era sempre apresentado "ao vivo" e tinha boa audiência na época.

Leporace também mantinha coluna em diversos jornais de São Paulo.

Voltar