Grupo Estado pode ter sido vendido
27/06/2008 - sexta-feira

Informações de "bastidores", publicadas no dia 26 de junho no site do colunista social Giba Um, revelam que o jornal O Estado de S.Paulo e demais veículos do Grupo Estado (Rádios Eldorado AM/FM e TV Eldorado, atualmente retransmissoras da TV Aparecida para a Grande São Paulo e da TV Cultura para São Luiz-MA) já teriam sido vendidos para as Organizações Globo, do Rio de Janeiro.

Será?

Cada um dos seis principais integrantes da família Mesquita receberiam R$ 90 milhões e o Grupo Estado teria se comprometido a deixar o passivo trabalhista zerado (as demissões já começaram, a partir dos jornalistas mais veteranos e de maiores salários).

Antes, o Grupo Estado conversou com os grupos Folha e Abril: não quer ser acusado de monopólio e enfrentar uma guerra. O Jornal da Tarde seria fechado para não conflitar com o Diário de S.Paulo.

E um detalhe: há meses, Ricardo Gandour, que dirigia o Diário de S.Paulo transferiu-se para o Estadão.

Isso pode significar que o Sistema Globo de Rádio poderá, brevemente, realizar seu antigo desejo de possuir mais uma emissora FM em São Paulo, para disputar o segmento popular.

Vamos aguardar!!!


FONTE: Giba Um
Colaboração: Fabiano Souza



Rádio Globo investe na internet e deixa ouvintes informados via e-mail
27/06/2008 - sexta-feira

A Rádio Globo Brasil lança nesta terça-feira, 1º de julho, a newsletter “Rádio Globo Já!”, que será enviada diariamente por e-mail a ouvintes com o link para os principais produtos da emissora – notícias, entrevistas, boletins, gols, orações, horóscopo, receitas, fofocas e muito mais da programação que vai ao ar nas 30 emissoras que integram a rede.

A “Rádio Globo Já!” será enviada por e-mail cinco dias por semana (segunda a sexta), por volta das 13h, com os destaques da programação matutina do dia e outros da tarde-noite do dia anterior.

Caso, por exemplo, dos gols dos campeonatos – os ouvintes receberão gols dos jogos da véspera, nas vozes de narradores de renome do Rádio como José Carlos Araújo, no Rio, e Oscar Ulisses, em São Paulo.

Para se cadastrar, fácil, rápido e gratuitamente, basta acessar o site da emissora – www.radioglobo.com.br – a partir de 1º de julho e clicar no selo Rádio Globo Já.

Terão presença constante no lote de três a cinco links a serem enviados diariamente quadros dos programas “Show do Antonio Carlos”, “Momento de Fé”, apresentado pelo Padre Marcelo Rossi e campeão de audiência no Rádio brasileiro, e “Manhã da Globo”, edições de Rio, São Paulo e Belo Horizonte, apresentados respectivamente por Loureiro Neto, Laércio Maciel e Paulo Roberto.

Outro destaque é o “Com a palavra, o professor Pasquale”, um dos recordistas de e-mails recebidos pela emissora.

Na rotina da “Rádio Globo Já!”, haverá diariamente ao meio-dia uma reunião do núcleo de jornalismo da emissora com a equipe da Unidade Digital (UD), setor responsável pela edição do material que foi ao ar que será enviado por e-mail aos ouvintes, para a definição dos assuntos e quadros mais interessantes do dia.

A rotina inclui ainda a participação dos produtores dos programas, que enviam diariamente para o jornalismo e para a UD o relatório detalhado de tudo o que foi ao ar, o que acelera o processo de edição e envio.

Além de editorial, a “Rádio Globo Já!” será um projeto comercial da emissora, permitindo que anunciantes estampem sua marca nos milhares de e-mails que serão enviados diariamente para os assinantes.

O Sistema Globo de Rádio já possui uma newsletter, em formato semelhante: o CBN Express, que conta com cerca de 100 mil assinantes que recebem via e-mail o resumo das principais notícias do dia e o link dos boletins dos comentaristas da emissora.


FONTE: Sistema Globo de Rádio



Clube B2 - Curitiba, completa 84 anos
27/06/2008 - sexta-feira

A Rádio Clube B2 (AM 1.430 kHz - Curitiba/PR) – emissora pertencente ao Grupo Lumen e filiada à Rede Eldorado, do Grupo Estado – completa 84 anos neste mês de junho.

Para comemorar a data, a Rádio programou promoções especiais para os ouvintes que estão sendo realizadas durante todo esse mês.

Nesta sexta-feira, dia 27 de junho (dia do aniversário da emissora), em cada programa da B2 será oferecido ao primeiro ouvinte que ligar, um CD do lançamento da Rádio Clube – Rede Eldorado.

Outra promoção reforça o slogan da emissora "Há vida inteligente no Rádio AM".
O ouvinte deverá deixar, em 84 segundos, uma mensagem de aniversário para a Rádio e dizer por que há vida inteligente no AM.

O autor da melhor resposta ganhará um CD, um brinde oferecido pela Fnac ou Livrarias Curitiba e dará uma entrevista no estúdio.


FONTE: ClickMarket
Colaboração: Emilcio Rogério Zuliani



Ministério Público Federal move ação para cassar concessão de TV em Limeira (SP)
27/06/2008 - sexta-feira

Apesar de educativo, canal mantido pela Fundação Orlando Zovico tem programação que despreza a Constituição e os Direitos Humanos.

O Ministério Público Federal (MPF) em Piracicaba (SP), move ação civil pública na qual pede, ao final do processo, que seja extinta a concessão da Fundação Orlando Zovico, concessionária de radiodifusão que possui autorização para operar canal educativo de televisão na cidade de Limeira (interior paulista).

A emissora exibe o programa policial "A Hora da Verdade", no qual pessoas entrevistadas, em especial cidadãos presos, inclusive com deficiência ou menores de 18 anos, são ridicularizados por entrevistas intimidatórias ou comentários jocosos
dos apresentadores.

Para o MPF, este e outros programas da emissora, são inadequados à concessão voltada para fins educativos e lesa direitos e preceitos constitucionais da pessoa humana, das crianças e dos adolescentes, os valores éticos e sociais da família.

No programa "100 Protocolos", por exemplo, exibido em 28 de janeiro deste ano, o apresentador Ivan Gomes (o humorista Batoré) disse a um músico negro:
- "Esse cabelo era pra ter nascido no c*! É muito ruim, cara!".

Além disso, o canal, que é educativo, tem sua finalidade desviada, pois exibe publicidade paga e o concessionário cedeu parte de sua autorização de radiodifusão sem autorização do Ministério das Comunicações.

No pedido liminar, que será julgado primeiro, o procurador da República Fausto Kozo Kosaka, autor da ação, pede que o juízo determine, a suspensão imediata da exibição do programa "A Hora da Verdade", uma vez que sua forma e conteúdo são incompatíveis com os fins educativos previstos no contrato de concessão, apesar de algumas mudanças editoriais já realizadas.

Caso o programa não seja tirado do ar, o MPF pede, como alternativa, a readequação da programação do canal, baseada em quatro pontos:
a)readequação ao formato educativo;
b) não veicular imagens com apelo sexual e não veicular imagens de presos, em especial crianças e adolescentes;
c) fim da exibição de publicidade; e
d) informar que promoveu as mudanças na programação por determinação judicial.

O MPF passou a acompanhar de perto a programação da emissora Sistema Jornal de Rádio e Televisão, mantida pela Fundação Orlando Zovico, após receber da 4ª Promotoria de Justiça de Limeira uma denúncia de vereadores locais sobre a inadequação do conteúdo da programação do canal.

SURDO HUMILHADO - A representação dos vereadores relatava a humilhação causada a um deficiente auditivo que havia sido preso por parte do apresentador Geraldo Luís, atualmente apresentador do programa Balanço Geral, da TV Record, exibido em 1º de maio de 2006, às 18h.

O cidadão surdo havia sido preso e mesmo nessa condição de inferioridade foi entrevistado e não pôde se expressar, sendo ridicularizado pelo apresentador que o chamou de "mudinho sem vergonha" e "um ser daquele". Não bastasse, o preso foi exposto a gestos obscenos de Geraldo Luís, em alusão à língua de sinais.

Para apurar o caso, o MPF pediu a cópia do programa, mas a emissora disse que não podia atender a requisição, pois tratava-se de programa jornalístico e que a lei de Imprensa obrigava preservar tal conteúdo por apenas 60 dias.

Contudo, durante o ano de 2007, o MPF obteve cópias VHS ou DVD de 13 edições do programa, exibidas no período de 20 de janeiro a 16 de fevereiro do ano passado, no qual o "jornalístico" exibiu o concurso "As Popozudas do A Hora", com forte apelo sexual, e inúmeras entrevistas com pessoas presas, muitas delas menores de idade.

Do material colhido, o MPF preparou um relatório. No programa de 22 de janeiro, um repórter indaga a um menor preso preso pela PM com maconha e uma garrucha: "se continuar com granada, arma, ainda vou falar do seu cadáver" e, em outro momento, "todos os negos que nem você depois de três meses é cadáver no asfalto ou é prisão".

RECOMENDAÇÃO IGNORADA - Diante do conteúdo inadequado do programa, o MPF pediu ao Ministério da Justiça a classificação do programa, especialmente em virtude do horário em que é exibido (na faixa das 18h).

O Departamento de Justiça informou que o programa não poderia receber classificação indicativa, uma vez que se tratava de jornalístico, mas informou que a não-classificação "não isenta o responsável pelos abusos cometidos".

Após obter informações sobre a situação da emissora, em especial sua condição de educativa, o MPF recomendou à concessionária Fundação Orlando Zovico, em dezembro passado, a readequação do "A Hora da Verdade" e de toda a programação do canal, visando o atendimento de sua finalidade educativa.

A Fundação respondeu dizendo que o apresentador não pertencia mais a seus quadros e que o programa mudara. Sobre a radiodifusão educativa, a emissora disse que havia firmado um contrato particular de parceria com o Sistema Rádio Jornal em 2004, mas o documento tinha firma reconhecida datada de 26 de dezembro de 2007.

Para saber se os programas tinham melhorado, o MPF pediu DVDs com os conteúdos e a sinopse dos programas e recebeu cópias de programas exibidos entre 29 e 31 de janeiro deste ano. Nos DVDs nada de novo, o MPF constatou que "as graves irregularidades do programa "A Hora da Verdade" persistiam, ou quiçá, restaram ainda mais agravadas".

Nos DVDs, o MPF constatou mais do mesmo e o novo apresentador, Kléber Leite, sugeria agressões contra os presos. No dia 31 de janeiro, sugeriu a família de uma menina presa "tinha que pegar essa menina agora e falar: `minha filha, já que na boa não vai, vai no chicote. Quem sabe não endireitava a cabeça dela?".

Um dia antes, o apresentador havia sugerido a castração de um preso supostamente por estupro: "aí tira o trem assim pra fora da coisa, os bagos do bicho assim, eu se fosse eu já cortava com facão, mas eles vão cortar assim... que nem capa um boi, ou vai usar alicate".

Após a recomendação e diante da não-adequação do programa "A Hora da Verdade" e também da inadequação do programa "100 Protocolos" para fins educativos, ao MPF não restou mais alternativas, exceto a propositura da ação, que foi distribuída à 1ª Vara Federal de Piracicaba.

Na ação, o MPF pede também que a União, por meio da Anatel, seja obrigada a fiscalizar a concessão da emissora.

Nº da ação para consulta: 2008.61.09.005975-0
Para ler a íntegra da ação, clique aqui.


Marcelo Oliveira
Assessor de Comunicação
Procuradoria da República no Estado de S. Paulo



Livro relata "Como o Rádio pode mudar sua vida"
27/06/2008 - sexta-feira

Uma maneira fácil de exercitar nossa imaginação a hora que quisermos, e de graça, é através do Rádio. O único meio de comunicação que atinge todo o território nacional, todas as classes sociais, todas as faixas etárias, todos os níveis de escolaridade; e ao mesmo tempo, mexe com os nossos sonhos.

A análise deste lado lúdico do Rádio está no livro do publicitário catarinense Watson Zucco Weber. Ele está lançando o livro chamado: Você Nunca Ouviu Nada Igual - Como o Rádio Pode Mudar a Sua Vida (Ed. Nova Letra, 2008).

Trata-se de uma obra diferente, destinada aos profissionais da área, estudantes de comunicação, ouvintes e admiradores do Rádio. Segundo o autor, quem trabalha no meio, ou ouve Rádio diariamente, não percebe como essa mídia, sem querer, pode mudar a vida das pessoas.

A cada capítulo, o livro fica mais interessante, misturando fatos da história do Rádio local e mundial, com dicas profissionais, uma pitada de motivação e até um pouco de ficção para "ilustrar" as explicações.

Entre os temas abortados na obra, destacam-se:
- A História do Rádio
- A Segmentação
- O Rádio do Futuro
- A Vida de Locutor
- Falando em Público
- Gerenciando e Motivando a Equipe
- Promoções
- Conquistando a Audiência
- O Estilo Popular
- As Vantagens do Rádio
- Rádio-Terapia
- A Imaginação
- Sucesso
- Sonho, e muito mais.

Watson Zucco, que é graduado em Publicidade e Propaganda e pós-graduado em Rádio e TV, professor, produtor de áudio e locutor, diz que existem muitas bibliografias sobre a história do Rádio e de técnicas utilizadas por locutores, mas pouco se conhece sobre o mundo de fantasias por trás do Rádio. Neste livro, ele juntou a história e as técnicas para descobrir o Rádio a partir de um novo ângulo.

O livro é uma excelente dica de leitura para os apaixonados por Rádio. A leitura é bem agradável e o autor acredita que Você Nunca Ouviu Nada Igual.

Mais informações no blog: http://vocenuncaouviunadaigual.blogspot.com



Blog do Haisem
27/06/2008 - sexta-feira

Nesta semana, no Blog do Haisem, o efeito aumentativo de pequenas e tentadoras delícias. Acesse http://haisem.blog.uol.com.br sem medo de engordar.
É só um pouquinho!



Comunicador está decepcionado
25/06/2008 - quarta-feira

Nos chega a informação de que o radialista e comunicador Ricardo Leite (foto), está decepcionado com uma notícia que não esperava.

Em seu blog (veja aqui), comentário do dia 24 de junho, ele escreveu o seguinte:
 


Olá!!!

Hoje, confesso, estou um turbilhão de emoções.

Feliz e triste.

Recebi dois meses atrás uma proposta de uma grande Rádio de São Paulo. Me pediram sigilo.

Era pra substituir um grande comunicador que temporariamente estaria fora do ar. Meu nome era bem visto na Rádio, pelo próprio comunicador e anunciantes.

Me disseram que estava tudo certo e que rolaria agora.

Na última hora, apareceu um outro nome com patrocínios. E ficou com a vaga.

Continuo meu calvário.

Tem outra Rádio interessada mas, preciso do bendito patrocinador. Ou seja, alguma empresa que acredite em mim, mesmo estando fora do ar. Quando você está trabalhando, todo mundo adora, todo mundo acredita. Quando você está fora do ar...
 


Fica aqui nosso relato sobre a decepção do comunicador Ricardo Leite que está fora do ar desde o dia 16 de fevereiro, quando foi demitido da Rádio Globo AM (1.100 kHz - São Paulo/SP), onde apresentava um programa das 4h00 às 5h50.

Pelo relato do próprio comunicador em seu blog, "prometeram e não cumpriram".



Repórter socorre as comunidades na Capital (atualizada)
25/06/2008 - quarta-feira

A Rádio Capital AM (1.040 kHz - São Paulo/SP), comemora neste mês de junho o terceiro aniversário dos boletins “Capital Social”, pelos quais essa emissora procura honrar a tradição do Rádio como um veículo amigo do público na prestação de serviços.

A repórter Carla Mota (foto), com 17 anos de experiência em Rádio, sai diariamente em busca de assuntos nos bairros mais carentes da região metropolitana de São Paulo, onde recebe reclamações de moradores sobre deficiências nas áreas de saúde, educação, transporte, habitação, saneamento básico, iluminação e pavimentação.

Carla divulga as queixas e vai atrás do poder público em busca de soluções. Os casos solucionados são numerosos e fazem com que o telefone da repórter na Rádio Capital não pare de tocar: são novas reclamações e também agradecimentos pelo trabalho da emissora.

Carla Mota, que já trabalhou também nas Rádios CBN e Bandeirantes, está na Rádio Capital há pouco mais de um ano, como responsável pelo “Capital Social”, lançado em 2005 por Ruth Mantoan. “Às vezes, fico triste com o estado de abandono de alguns bairros, mas, logo em seguida, ganho ânimo ao ver que uma reportagem pode beneficiar pessoas carentes”, diz Carla.

Rádio popular com responsabilidade, com respeito ao ouvinte: este é o lema da Rádio Capital, que evita o sensacionalismo nos boletins “Capital Social” e nos seus demais espaços no jornalismo: os jornais “Verdade Capital 1040, 1.ª edição”, diariamente das 4h00 às 5h30 da madrugada; e “Verdade Capital 1040, 2.ª edição”, das 17h30 às 18h00, além dos noticiosos de hora em hora.

Os boletins de Carla Mota são veiculados durante toda a programação da emissora.
Visite: www.radiocapital.am.br



FONTE: Sergio Monte Alegre (The Winner Press Service)



Sistema IBOC é inaugurado no México
25/06/2008 - quarta-feira


Em caráter definitivo, duas estações de Rádio mexicanas iniciaram na última semana, suas transmissões com o sistema digital IBOC.

Ambas estão situadas a menos de 320 km da fronteira entre o México e os Estados Unidos e aproveitaram-se de uma autorização permanente da autoridade de comunicações mexicana, para evitar que a sua radiodifusão fique em posição de inferioridade tecnológica em relação às estações norte-americanas próximas da fronteira.

As emissoras em questão são:

Rádio "La Invasora" FM (XHTY) está situada na fronteira norte do México, nas imediações da cidade americana de San Diego. A emissora pertence ao Grupo Unirádio que tem outras estações, incluindo 5 na região de Tijuana e San Diego.
O transmissor usado é um Nautel V10HD.

A outra emissora tem o prefixo XEEZ e opera em Onda Média (AM), na freqüência de 970 kHz. Está instalada na cidade de Caborca, província mexicana de Sonora, e usa transmissor da Broadcast Electronics. BE AM 6A, com excitador BE ASi 10.


FONTE: Radio World Newspaper e Rádio Agência



Difusora de Jundiaí completa 62 anos
24/06/2008 - terça-feira

Em 24 de junho de 1946, com 100 watts de potência e uma torre de madeira instalada no alto de Vila Progresso, em Jundiaí, interior paulista, teve início a transmissão da Rádio Difusora Jundiaiense Ltda., (AM 810 kHz - Jundiaí-SP).

Fundada na década de 40, a emissora, foi autorizada a funcionar durante o governo do General Eurico Gaspar Dutra, então Presidente da República. Foi a primeira emissora da região.

Sua função inicial foi levar os ensinamentos cristãos aos operários de Jundiaí. Em períodos alternados, funcionou entre 9h00 e 22h30, tendo como equipe pessoas residentes na cidade.

Desejamos muitas felicidades a emissora que completa 62 anos de muita história.

Visite o site: www.radiodifusorajundiai.com.br



FONTE: Emilcio Rogério Zuliani



Rede Aleluia ganha mais uma emissora
24/06/2008 - terça-feira

A Rede Aleluia de Rádio, pertencente a Igreja Universal do Reino de Deus, ganhou mais uma emissora. Trata-se da Rádio Clube FM (103,1 MHz), da cidade de Lins, no interior paulista.

A Rádio Clube FM foi a primeira emissora do gênero (FM) na cidade de Lins. A nova programação já está no ar desde o último dia 20 de junho.

A emissora (Rádio Clube FM), pertence ao Sistema Regional de Comunicação que controla emissoras de Rádios AM e FM, nas cidades de Andradina/SP, Pereira Barreto/SP, Araçatuba/SP, Lins/SP, Três Lagoas/MS, entre outras.



Discussão no ar...
24/06/2008 - terça-feira

Numa grande emissora AM de São Paulo, repórter e apresentador do programa acabaram discutindo no ar.

Estamos tentando localizar o áudio do "bate-boca" para disponibilizar aqui no nosso site. Por uma questão de ética, vamos manter em sigilo - pelo menos por enquanto - o nome dos envolvidos e da emissora em questão.



Eli Corrêa fora do ar!!! (atualizado)
23/06/2008 - segunda-feira

Eli Corrêa (foto), o "Homem Sorriso do Rádio", a partir de hoje (23) está fora do ar.
Motivo
: o comunicador é candidato à vereador de São Paulo e como manda a legislação eleitoral, qualquer candidato que apresente um programa no Rádio ou na TV deve se afastar para não caracterizar propaganda política favorável.

Eli só deve voltar ao ar, após o término das eleições municipais, ou seja, ficará afastado do seu programa na Rádio Capital AM (1.040 kHz - São Paulo/SP), por pouco mais de 3 meses.

Com isso, algumas mudanças aconteceram na grade de programação da emissora.
O programa Eli Corrêa era veiculado de segunda a sexta, em dois períodos:

Manhã: 05h30 às 08h00
Tarde:  13h00 às 16h00
Aos sábados, das 5h30 às 9h00

Com a saída de Eli Corrêa, quem assumiu o horário foi o comunicador Paulo Barboza, que agora vai ao ar de segunda a sexta-feira, das 05h30 às 11h00.

No período da tarde, quem assume o horário é o comunicador Cícero Augusto que deixou a Rádio Tupi AM (1.150 kHz - São Paulo/SP) e foi contratado pela Rádio Capital para apresentar o programa das 13h00 às 16h00.

Na seqüência, a programação da Rádio Capital volta ao normal com o programa da Cinthia, das 16h00 às 17h00, de segunda à sábado.

Aos sábados, Cícero Augusto vai comandar o programa das 5h30 às 9h00.

Durante o período de afastamento de Eli Corrêa, algumas modificações na grade de programação podem acontecer.

O intuito, acima de tudo, é não perder o faturamento, mantendo grandes nomes a frente da programação.

Basta agora saber se Eli Corrêa, vai conseguir ficar tanto tempo afastado do Rádio.
Vamos aguardar!!!



Cícero Augusto na Rádio Capital (atualizado)
23/06/2008 - segunda-feira

Cícero Augusto (foto), estreou nesta segunda-feira (23), na Rádio Capital AM
(1.040 kHz - São Paulo/SP).

Com as mudanças na grade de programação da emissora, Cícero já estreou às 7h00 da manhã, dentro do programa Paulo Barboza, com o horóscopo do dia.

No período da tarde, ele apresentará o programa das 13h00 às 16h00, antes ocupado por Eli Corrêa, que teve que se afastar atendendo a legislação eleitoral.

A famosa carta "Que saudade de você", será narrada pelo próprio Cícero Augusto, que contará com respaldo total da produção de Eli Corrêa.

Aos sábados ele vai comandar o programa das 5h30 às 9h00.

Desejamos boa sorte ao comunicador na nova casa.



Vem aí... Oi FM, em São Paulo
23/06/2008 - segunda-feira

A empresa de telefonia móvel (celular) Oi, está chegando a São Paulo. A estréia deve acontecer neste mês de julho, segundo semestre do ano.

A idéia da empresa é consolidar rapidamente a marca em São Paulo, neste novo e cobiçado mercado, o Rádio.

A "Oi FM", presente em outras cidades do Brasil, já está no segmento Rádio há 3 anos e meio. Está presente no Rio de Janeiro (102,9 MHz); Belo Horizonte (93,9 MHz); Vitória, no Espírito Santo (105,7 MHz); Recife (97,1 MHz), Fortaleza (101,7 MHz); e Uberlândia, no Triângulo Mineiro (101,9 MHz).

Segundo informações, o prefixo que "possivelmente" será utilizado pela Oi FM é o 94,1 MHz, que transmite a programação popular da Rádio Atual FM, que foi arrendada recentemente por alguns empresários, entre eles o "Patrulheiro Joca" (ex-Band FM).

Sob o rumo dos profissionais da Atual FM, o que se sabe é que Joca permanecerá tomando conta apenas da Paranaíba FM, de Uberlândia (MG). Os profissionais contratados pela Rádio Atual FM, com a possível mudança, infelizmente ficarão desempregados.

A princípio, a nova programação da Oi FM, entraria no ar, retransmitindo programação de Minas Gerais.

==========

Vale informar que o prefixo 94,1 MHz está sob concessão do empresário José de Abreu e está localizado dentro do CTN - Centro de Tradições Nordestinas, próximo à ponte Júlio de Mesquita Neto, na Marginal do Tietê.

Segundo comentários, a Oi FM teria tentado negociar com o prefixo 102,1 MHz, em São Paulo, onde está a Kiss FM. Mas após estudar todos os detalhes, a empresa teria sido alertada a não arriscar um arrendamento de uma emissora pertencente ao Sr. Paulo Abreu.

Informações dão conta, que os valores negociados no contrato, podem chegar a 5 milhões de reais ao ano.

Com o negócio, a Oi, empresa do Grupo Telemar, dá seqüência ao plano de expansão de investimentos em novos negócios, consolidados pelo Grupo Bel, de Belo Horizonte (MG).

O Grupo, além de possuir a gestão e conteúdo da Rádio Oi FM, é responsável, em Minas Gerais e no Distrito Federal, pela emissora de TV MTV e publicações voltadas para o público jovem.


FONTE: Rádio Agência
Colaboração: Emilcio Rogério Zuliani



Mara Gabrilli deixa emissora
23/06/2008 - segunda-feira

Atendendo a legislação eleitoral, Mara Gabrilli (foto) deixa de apresentar nesta semana o programa de Rádio "Derrubando Fronteiras", na Rádio Eldorado AM (700 kHz - São Paulo/SP), para poder concorrer a uma vaga na Câmara Municipal de São Paulo nas próximas eleições.

Em seu lugar, assume o comando da atração a socióloga Marta Gil, colaboradora do portal Planeta Educação e consultora da Vitae Futurekids na área de inclusão social.


FONTE: Rádio Agência



De volta ao dial...
23/06/2008 - segunda-feira

Após 20 dias de férias, o radialista e comunicador Adriano Barbiero, está de volta na Rádio Capital AM (1.040 kHz - São Paulo/SP).

Adriano voltou nesta madrugada de segunda-feira (23), onde apresenta o programa "Acorda São Paulo", da 01h00 às 04h00 da manhã.

Mike Mattos esteve apresentando o programa durante o período de férias.



Ratinho deixa SBT e acerta com a Band
20/06/2008 - sexta-feira

O apresentador e empresário Carlos Massa, o Ratinho (foto), acertou sua ida para o Grupo Bandeirantes. Ele era mantido na "geladeira" há um ano e meio pelo SBT e deve estrear na Band em janeiro de 2009.

Segundo informa o colunista do UOL, Ricardo Feltrin, é provável que Ratinho ganhe um programa diário, em tom popular entre humor e variedades. A investida da emissora no estilo cômico, segundo Feltrin, teria sido estimulada pelo bom momento do humorístico "CQC", apresentado por Marcelo Tas, na grade da Band.

A contratação coincide com a não renovação do contrato do radialista e apresentador Gilberto Barros, que deve seguir para a Rede TV!.


FONTE: adNEWS e Ricardo Feltrin



Metropolitana FM muda de visual
20/06/2008 - sexta-feira

A Rádio Metropolitana FM (98,5 MHz - São Paulo/SP), desde quinta-feira, dia 19 de junho, adotou um novo visual.

Segundo Jayr Sanzone, diretor-geral, o veículo optou por um design mais leve e moderno que abrange não só a logomarca (agora em 3D), mas também carros, camisetas e adesivos entre outras peças promocionais.

Até mesmo o slogan antigo deixou de existir para a entrada da nova assinatura: "Novidade é Metropolitana".

Apesar das mudanças, os fãs da Metropolitana não precisam ficar preocupados. Se ao primeiro olhar o veículo está diferente, com o tempo será fácil de perceber que pouco mudou. A grade continua a mesma, mas a pretensão é de abordar cada vez mais as principais novidades do mundo do jovem para fazer jus ao novo slogan.

A fim de espalhar todas essas novidades, uma campanha também foi criada.
Um ônibus andou circulando pelos pontos jovens de São Paulo com o escrito: www.novidade1906.com.br. Peças para mídia impressa seguem o mesmo padrão.

Ambas as publicidades tiveram o intuito de comunicar um endereço da web que - até ontem - era apenas um teaser. Agora o link já redireciona o usuário para a nova página da Rádio na qual é possível conferir o novo design adotado.

Novas vinhetas também foram adotadas.


FONTE: meio&mensagem



Avon cosméticos investe em Rádio
20/06/2008 - sexta-feira

Para homenagear o Dia da Revendedora, comemorado hoje, dia 20 de junho, a marca de cosméticos mais vendida em todo mundo e líder global em venda direta, a Avon resolveu lançar uma campanha desenvolvida pela agência The Group para marcar essa importante data.

Como forma de homenagear 1,2 milhão revendedoras autônomas da marca no Brasil, a campanha entrou no ar na última quarta-feira, dia 18, trazendo como um de seus destaques o spot de Rádio, peça produzida pela Lua Nova, que está sendo veiculada nas emissoras AM e FM de todas as capitais brasileiras.

A Campanha termina hoje, sexta-feira, dia 20.

Carros de som com a mesma publicidade veiculada no Rádio, também estão circulando em mais de 100 cidades de todos os Estados, sob a coordenação da American Sat.

A estratégia conta ainda com peças de mídia impressa e ações internas de comunicação, como murais e boletins para funcionários.


FONTE: Rádio Agência



Antunes Filho na CBN
20/06/2008 - sexta-feira

No dia 27 de junho, sexta-feira, o programa Fim de Expediente, da Rádio CBN (AM 780 e FM 90,5 MHz - São Paulo/SP), recebe o diretor teatral Antunes Filho (foto), um dos maiores nomes dos palcos brasileiros.

A edição especial será transmitida ao vivo pela CBN, entre 19h00 e 20h00, direto do teatro Eva Herz da Livraria Cultura Conjunto Nacional, em São Paulo (Av. Paulista, 2.073).

No comando do programa Fim de Expediente está o ator Dan Stulbach que, ao lado do escritor José Godoy e do economista Luiz Gustavo Medina, fala sobre política, economia, cultura, esportes e comportamento.

Inscrições para participar da platéia podem ser feitas pelo site da CBN: www.cbn.com.br.


FONTE: Sistema Globo de Rádio



Equipe Jovem do Esporte é a única em Americana - SP
20/06/2008 - sexta-feira

O Rádio esportivo de Americana, interior paulista, segue com apenas uma equipe. Trata-se da Equipe Jovem do Esporte, pertencente a Rádio Azul Celeste (AM 1.440 kHz Americana/SP), que aposta numa equipe que mescla juventude de novas revelações com a presença de renomados cronistas da região.

São dois programas diários e transmissões de futebol e basquete.

Com o comando do jornalista Roger Willians, a equipe conta com:
- Narradores: Roger Willians e Carlos Kabela
- Apresentador/âncora: Wladimir Catarino
- Repórteres: Gustavo Antoniassi, Ariel Ferreira e Guilherme Marianno
- Comentaristas: Moisés Lacerda e Maurício Vargas
- Parte Técnica: Tarcísio Roberto, Renata Mulhio e Silvio Gottardi

Em recente pesquisa, os horários do esporte estão com audiência máxima.
Pela internet, a procura também é surpreendente, através do site: www.azulceleste.com.br

No segundo semestre, voltam as transmissões do Rio Branco, de Americana, pela Copa Federação Paulista.

A emissora é afiliada da Rede Bandeirantes de Rádio.



Máquina de vender CD é instalada no Metrô de SP
20/06/2008 - sexta-feira

Numa iniciativa da ONG "Eletrocooperativa", com o intuito de promover a música brasileira, a cidadania e oportunidade de trabalho, foi criada uma máquina de vender CDs (semelhantes as que se vê ofertando livros e refrigerantes).

A primeira máquina foi instalada no metrô Consolação e faz parte de um programa de negócio inclusivo, desenvolvido para os jovens atendidos pela instituição.

Essa iniciativa foi denominada: “Música Livre, Comércio Justo”.


FONTE: adNEWS



"Fala Gente Fina" recebe convidados especiais
20/06/2008 - sexta-feira

Sempre com muito bom humor e música, os Dedés - formado por Ale Migliari, Paulinho Ramos e Renato Dib – apresentam de segunda a sexta-feira, das 17h às 19h, o programa Fala Gente Fina.

A atração traz personagens novos e quadros inéditos. Entre eles notícias curiosas ao redor do mundo, comerciais bizarros, muito suspense em “Mistérios Misteriosos”, além de comentários diários sobre trânsito, política, novelas, horóscopo e esportes, tudo com muita irreverência e bom humor.

O ouvinte ainda pode participar ao vivo e concorrer a muitos prêmios.

Para participar do Fala Gente Fina, toda semana convidados especiais visitam os estúdios da 89. Confira a programação dos próximos dias:

20/06: Marcelo Duarte, autor do “Guia dos Curiosos”
23/06: Gustavo Cerbasi, autor de “Casais Inteligentes Enriquecem Juntos”
27/06: Ismael de Araújo e Fabiano Rampazzo, autor do “Manual do Xavequeiro”
01/07: Cacá Rosset
04/07: Marisa Orth


FONTE: Beatriz Dotane de Moraes (GC2 Comunicação)



Marcelo D2 participa do Chupim na Metropolitana FM
20/06/2008 - sexta-feira

Nesta sexta-feira (20), o músico Marcelo D2 faz pocket show no programa Chupim, da Metropolitana FM (98,5 MHz - São Paulo/SP).

Durante o humorístico, o artista falará de sua carreira e de seu novo álbum, chamado Toco nos Meus Tambores, que está em fase de finalização. O programa Chupim vai ao ar de segunda a sexta-feira, das 18h às 20h, na Metropolitana FM.

Marcelo D2 começou a carreira no grupo de rap Planet Hemp, que foi criado no Rio de Janeiro em 1993. Em carreira solo, que foi iniciada em 1998, D2 passou a misturar o som do rap com outros estilos, como o samba.

Entre as influências do músico, estão nomes como Bob Marley, Bezerra da Silva, Zeca Pagodinho e o grupo de hip hop De La Soul.


FONTE: Renan Martins Frade (MISASI Comunicação)



Conheça o novo estúdio da CBN em São Paulo
18/06/2008 - quarta-feira


Confira como ficou, após a reforma, o novo estúdio da CBN (AM 780 kHz e FM 90,5 MHz - São Paulo/SP). Equipamentos de última geração e alta tecnologia foram utilizados para garantir o padrão Globo de qualidade.
 


Clésio Botelho (produtor do Jornal da CBN 1ª Edição) e
João Carlos Santana (locutor da CBN).

 


Nova mesa da CBN, São Paulo.


 


Albino Junior (técnico de manutenção)
 



Vereadora presta homenagem ao "Jornalista de Bairro"
18/06/2008 - quarta-feira

A vereadora Myryam Athiê (foto), homenageou o Dia do Jornalista de Bairro (13/06), com um diploma de honra ao profissional da imprensa regional.

O radialista e jornalista Zé Luiz Varricchio, do Jornal Shopping News, que escreve a coluna Tá Contado, recebeu a homenagem com menção honrosa, por cobrir fatos da Câmara, e destacar a notícia que a grande imprensa não quer ou não pode divulgar.

Tá Contado!!!



Confira a audiência das emissoras que fazem esporte nos finais de semana...
17/06/2008 - terça-feira

*** Índice de audiência das emissoras AM durante toda Jornada Esportiva.
Horário: 14h00 às 20h00 - Sábados e Domingos
Trimestre: Março, Abril e Maio (2008)
 

 SÁBADO - Jornada Esportiva
14h00 às 20h00

EMISSORA

%

Ouvintes por minuto

01) GLOBO AM

0,39

60.635

02) CAPITAL AM

0,33

52.679

03) BANDEIRANTES AM

0,21

33.522

04) JOVEM PAN AM

0,18

28.847

05) RECORD AM

0,09

14.262

06) CBN AM

0,06

10.204

07) ELDORADO AM

0,04

5.673

 

 DOMINGO - Jornada Esportiva
14h00 às 20h00

EMISSORA

%

Ouvintes por minuto

01) GLOBO AM

0,38

60.131

02) CAPITAL AM

0,31

48.605

03) BANDEIRANTES AM

0,22

34.310

04) JOVEM PAN AM

0,18

27.660

05) RECORD AM

0,12

18.601

06) CBN AM

0,09

14.294

07) ELDORADO AM

0,02

3.436


*** Audiência das emissoras AM com “Bola Rolando”.
Horário: 16h00 às 18h00 – Sábados e Domingos
Trimestre: Março, Abril e Maio (2008)

 

 SÁBADO - Bola Rolando
16h00 às 18h00

EMISSORA

%

Ouvintes por minuto

01) GLOBO AM

0,46

72.716

02) CAPITAL AM

0,33

52.130

03) BANDEIRANTES AM

0,27

43.226

04) JOVEM PAN AM

0,20

32.005

05) RECORD AM

0,10

15.872

06) CBN AM

0,06

8.892

07) ELDORADO AM

0,04

5.713

 

 DOMINGO - Bola Rolando
16h00 às 18h00

EMISSORA

%

Ouvintes por minuto

01) GLOBO AM

0,53

83.157

02) BANDEIRANTES AM

0,33

52.722

03) CAPITAL AM

0,27

42.079

04) JOVEM PAN AM

0,24

37.259

05) RECORD AM

0,14

21.794

06) CBN AM

0,08

12.349

07) ELDORADO AM

0,03

5.446

Obs: Informações obtidas através de e-mail, divulgadas por agências de publicidades e profissionais da área.



Beto Hora pode participar do Zorra Total
17/06/2008 - terça-feira

O locutor e humorista Beto Hora (foto), o ótimo imitador do programa "Na Geral", da Rádio Bandeirantes de São Paulo (AM 840 kHz e FM 90,9 MHz), pode participar da "Zorra Total", da TV Globo.

A informação é de Flávio Ricco, do Canal 1.


FONTE: Edu Cesar - Papo de Bola, o site



89 FM recebe Sérgio Mallandro
16/06/2008 - segunda-feira

O programa "Fala, Gente Fina!", da 89 FM (89,1 MHz - São Paulo/SP), recebe hoje, dia 16, o apresentador Sérgio Mallandro.

Os ouvintes podem participar enviando suas mensagens e perguntas através do www.89fm.com.br.

Com apresentação de Sandro Anderson e participação do grupo de humoristas
Os Dedés, o "Fala, Gente Fina!" vai ao ar de segunda a sexta-feira, a partir das 17h.


FONTE: Rádio Agência



Rádio Globo lança promoção para jovens comentaristas esportivos...
16/06/2008 - segunda-feira

Rádio Globo abre microfone para jovens comentaristas esportivos
Promoção é destinada a universitários dos estados do Rio de Janeiro, São Paulo e Minas Gerais.

A Rádio Globo abre seus microfones para novos talentos numa área em que quase todo brasileiro é entendido, especialista e praticamente um gato-mestre: o futebol.

A promoção “Jovem Comentarista Rádio Globo” é uma oportunidade de universitários mostrarem que são craques na latinha e que não pisam na bola quando o assunto é a maior paixão nacional.

Por um dia, os estudantes vão mostrar que entendem do assunto como Gérson, Luiz Mendes, Osvaldo Pascoal, Paulo Julio Clement, Leonardo Figueiredo, Mário Marra e outros craques da Rádio Globo.

Até dia 7 de julho, estudantes de Comunicação Social com 18 anos ou mais podem participar da promoção enviando por e-mail (formato MP3) ou em CD, um áudio com comentários sobre uma partida de futebol qualquer, com no máximo cinco minutos de duração.

A promoção é válida para os Estados do RJ, SP e MG e em cada um dos três estados, um júri da Rádio Globo vai selecionar os 16 melhores comentários. Os escolhidos vão participar ao vivo, diretamente do estúdio da emissora nas três cidades, do programa Globo Esportivo, sempre às segundas-feiras, às 18h, ao lado de nomes como José Carlos Araújo, no Rio; Oscar Ulisses, em São Paulo; e Pequetito, em Belo Horizonte.

As datas de participação dos 48 jovens comentaristas serão de 14 de julho a 27 de outubro e todos, além de mostrar suas habilidades no microfone, vão receber um kit da Rádio Globo, com boné, camisa e chaveiro.

Os nomes dos selecionados serão divulgados dia 11 de julho, no programa Globo Esportivo do Rio, de São Paulo e de Belo Horizonte, e também no site www.radioglobo.com.br, onde os interessados já podem conferir o regulamento completo.

Como fazer a inscrição:

Envie por e-mail: jovemcomentaristarj@radioglobo.com.br, no caso dos participantes do Rio de Janeiro, jovemcomentaristasp@radioglobo.com.br, para os de São Paulo, e jovemcomentaristabh@radioglobo.com.br, para Minas Gerais.

Já os CDs via Correio, devem ser enviados para o Departamento de Promoções nos seguintes endereços:

*Rio de Janeiro – Rua do Russel 434, Glória, Rio de Janeiro - CEP 22210-010;
*São Paulo – Rua das Palmeiras 315, Vila Buarque, São Paulo - CEP 01226-010;
*Minas Gerais – Avenida Raja Gabaglia 3502, 4º andar, Estoril, Belo Horizonte -
CEP 30350-340.

Boa sorte!!!


FONTE: Sistema Globo de Rádio



Rádio Globo reúne time de locutores no Mineirão
13/06/2008 - sexta-feira

Enquanto Ronaldinho Gaúcho está machucado, Kaká se recupera de uma cirurgia e Robinho tenta entrar em forma, a seleção da Rádio Globo vai com seu ataque completo para Belo Horizonte na cobertura do jogo Brasil x Argentina, pelas eliminatórias da Copa do Mundo, na quarta-feira, dia 18, no Mineirão (foto).

Pela primeira vez, os locutores titulares do Rio de Janeiro, José Carlos Araújo, o Garotinho; de São Paulo, Oscar Ulisses; e de Belo Horizonte, Osvaldo Reis, o Pequetito, estarão lado a lado no programa Globo Esportivo, que será apresentado do estúdio móvel da emissora, o Globomóvel, instalado em frente ao portão 14 do Mineirão, na Avenida Antônio Abrahão Caram, 1001, na Pampulha.

A torcida poderá acompanhar ao vivo o programa, dar opinião, participar das promoções e ganhar prêmios.

Das 18h às 19h, especialmente na segunda meia hora, no quadro “Ponte Aérea”, os três locutores batem bola ao vivo sobre o maior clássico do futebol mundial com os apresentadores do programa naquele dia – Edson Mauro, no Rio; Silva Junior, em São Paulo; e Guto Rabelo, em BH.

Na hora do jogo, cada um fará a transmissão em separado para as três emissoras próprias do Sistema Globo de Rádio: Garotinho para os 1.220 kHz da Globo Rio, com comentários de Gerson; Oscar Ulisses para os 1.100 kHz da Globo São Paulo, com análise de Osvaldo Pascoal e Paulo Julio Clement; e Pequetito para os 1.150 kHz da Globo BH, com a participação de Leonardo Figueiredo e Mário Marra.

As novidades na Rádio Globo não param: 12 ouvintes – quatro de cada praça – ganharão o direito de assistir à partida com toda a mordomia, numa promoção via SMS que inclui passagem aérea de ida e volta Rio e São Paulo para a capital mineira, hospedagem e almoço com churrasco portenho para digerir bem o que a Argentina tem de melhor e, claro, os ingressos.

As inscrições se encerram nesta sexta-feira, 13 de junho e o regulamento está no site www.radioglobo.com.br.

Ao término do Globo Esportivo especial, às 19h, o Globomóvel ganha novo rumo: passa a ser utilizado numa ação promocional que pretende estimular os torcedores ao redor do Mineirão, com a distribuição de prêmios e a participação da galera na escolha de gols inesquecíveis da seleção brasileira.

Agora, só falta o Brasil fazer sua parte para a noite ser completa.


FONTE: Sistema Globo de Rádio



Gil Gomes está de aniversário
13/06/2008 - sexta-feira

O repórter policial mais famoso do Brasil, Gil Gomes (foto), está de aniversário nesta sexta-feira, dia 13 de junho. O radialista e repórter completa 68 anos.

Gil Gomes está na Rádio Record de São Paulo (AM 1000 kHz – São Paulo/SP), onde alcança bons índices de audiência.

Paulistano do bairro do Jabaquara, muitos não sabem mas, Gil Gomes sofria de "gagueira" e foi imitando narradores esportivos da época que venceu essa dificuldade.

Sua marca registrada, a reportagem policial surgiu por acaso.

Desejamos muitas felicidades e saúde ao Gil Gomes.

Saiba mais, clicando aqui.
Visite também: www.gilgomes.com.br



Onofre Favoto completa mais um ano de vida
13/06/2008 - sexta-feira

Ontem, terça-feira – 12 de junho – quem esteve de aniversário foi o famoso operador de áudio, antigo no meio radiofônico, Onofre Favoto.

Atualmente na Rádio Globo (1.100 kHz – São Paulo/SP), Favoto continua operando nas madrugadas, da 00h00 às 06h00.

Fica aqui os nossos cumprimentos e nosso registro.



César Menotti e Fabiano na Rádio Atual FM
13/06/2008 - sexta-feira

Neste fim de semana tem um super especial com a dupla do momento, César Menotti e Fabiano (foto), na Radio Atual FM (94,1 MHz - São Paulo/SP).

Durante a entrevista, comandada por Gleides Xavier, a dupla conta sobre sua trajetória, fatos curiosos, além de novidades e algumas revelações!!!!

O especial com César Menotti e Fabiano, vai ao ar neste sábado, dia 14 de junho, às 18h00, com reprise no domingo, dia 15, também às 18h00, pela Rádio Atual FM.

Apresentação de Gleides Xavier e produção de Valéria Festa.



Cláudio Fontana comemora aniversário com Missa
13/06/2008 - sexta-feira

Neste "Sábado", dia 14 de Junho, acontece uma Missa em Ação de Graças, às 16h00, no Mosteiro da Luz - Av. Tiradentes, 676 - ao lado da Estação Tiradentes do Metrô - (onde está o túmulo de Frei Galvão), pelo aniversário do cantor e compositor Cláudio Fontana (foto).

A missa será celebrada pelo Capelão Pe. Armenio Rodrigues Nogueira, e também será transmitida pela Rádio 9 de Julho (AM 1.600 kHz - São Paulo/SP), que pode ser acompanhada pelo site: www.radio9dejulho.com.br

Nesta missa, Cláudio Fontana estará agradecendo ao "HOMEM DE NAZARETH", a felicidade de poder chegar aos 63 anos, com saúde, cantando e compondo canções e mensagens.

Vale lembrar que Cláudio Fontana lançou recentemente o CD & Livro "A História da Vida de Frei Galvão", com mensagens e relatos que fizeram e ainda fazem o povo brasileiro chegar até DEUS através do amor em forma de música.

Desejamos muitas felicidades à esse excelente cantor e compositor.



Novo quadro no "Manhã Bandeirantes"
13/06/2008 - sexta-feira

Comandado por José Nello Marques (foto) na Rádio Bandeirantes (AM 840 kHz e FM 90,9 MHz - São Paulo/SP), o programa "Manhã Bandeirantes" estreou nesta sexta-feira, 13 de junho, o quadro "Discutindo a Relação".

Com a participação da psicoterapeuta e orientadora de casais Célia Horta, o quadro pretende tirar dúvidas dos ouvintes sobre relacionamentos.

O "Manhã Bandeirantes" vai ao ar de segunda a sexta-feira, das 10h00 às 11h30.


FONTE: Rádio Agência



Blog do Haisem
13/06/2008 - sexta-feira

Nesta semana, no Blog do Haisem Abaki (foto), jornalista da Rádio Bandeirantes (AM 840 kHz e FM 90,9 MHz - São Paulo/SP), conselhos de graça para encarar uma idade bem redonda.

Acesse http://haisem.blog.uol.com.br e não tenha medo de ser feliz.



Audiência das emissoras AM em São Paulo
11/06/2008 - quarta-feira

Dados obtidos através do cruzamento de informações das agências de publicidade e emissoras de Rádio.

Ranking geral
Trimestre: Março, Abril e Maio de 2008.
De "segunda a sexta-feira", das 06h00 às 19h00.

Confira abaixo o ranking das emissoras AM mais ouvidas em São Paulo:
 

EMISSORAS AM

%

Ouvintes por minuto

01) GLOBO AM

1,04

164.393,35

02) CAPITAL AM

0,72

113.773,70

03) BANDEIRANTES AM

0,33

51.183,92

04) JOVEM PAN AM

0,28

44.153,01

05) RECORD AM

0,19

29.226,78

06) TUPI AM

0,18

28.109,53

07) CBN AM

0,16

25.178,39

08) 9 DE JULHO CATÓLICA AM

0,12

18.288,82

09) AMÉRICA AM

0,09

13.959,61

10) BOA NOVA AM

0,08

12.515,94

11) IMACULADA CONCEIÇÃO AM

0,07

 

12) NACIONAL GOSPEL AM

0,06

 

13) ELDORADO AM

0,06

 

14) TERRA - AM

0,05

 

15) NÃO LEMBRA / NÃO SABE AM

0,05

 

16) GAZETA AM

0,03

 

17) MUNDIAL AM

0,03

 

18) MORADA DO SOL AM

0,02

 

19) SÃO PAULO AM

0,02

 

20) METROPOLITANA AM

0,02

 

21) TRIANON AM

0,02

 

22) OUTRAS AM

0,01

 

23) SUPER REDE BOA VONTADE AM

0,01

 

24) CULTURA AM

0,01

 

25) DACIDADE DE SP AM

0,01

 

26) UNIVERSO AM

0,01

 

27) NOVA DIFUSORA AM

0,01

 

28) ABC AM

0,00

 

29) MOGI NEWS - AM

0,00

 

 



Audiência das emissoras FM em São Paulo
11/06/2008 - quarta-feira

Dados obtidos através do cruzamento de informações das agências de publicidade e emissoras de Rádio.

Ranking geral
Trimestre: Março, Abril e Maio de 2008.
De "segunda a sexta-feira", das 05h00 às 23h59.

Confira abaixo o ranking das emissoras FM mais ouvidas em São Paulo:
 

EMISSORAS FM

%

Ouvintes por minuto

01) NATIVA FM

1,03

162.293,49

02) TUPI FM

0,92

145.212,94

03) TRANSCONTINENTAL FM

0,89

140.171,91

04) MIX FM

0,81

128.286,96

05) 89 FM

0,72

114.083,70

06) METROPOLITANA FM

0,67

104.894,26

07) ALPHA FM

0,57

89.722,05

08) GAZETA FM

0,53

83.512,10

09) 105 FM

0,53

82.742,92

10) JOVEM PAN II FM

0,47

74.373,19

11) NOVA BRASIL FM

0,41

 

12) BAND FM

0,40

 

13) OUTRAS FM

0,38

 

14) KISS FM

0,31

 

15) CBN FM

0,30

 

16) ANTENA 1 FM

0,28

 

17) NÃO LEMBRA / NÃO SABE FM

0,27

 

18) TROPICAL FM

0,25

 

19) TRANSAMÉRICA FM

0,24

 

20) NOSSA RADIO FM

0,22

 

21) ENERGIA 97 FM

0,22

 

22) 99,3 REDE ALELUIA FM

0,21

 

23) IMPRENSA FM

0,19

 

24) VIDA FM

0,19

 

25) BANDEIRANTES FM

0,14

 

26) MUSICAL FM

0,12

 

27) TERRA - FM

0,11

 

28) BANDNEWS FM

0,10

 

29) ELDORADO FM

0,09

 

30) ATUAL FM

0,08

 

31) CULTURA FM

0,07

 

32) 107 FM

0,07

 

33) SUL AMÉRICA TRÂNSITO FM

0,06

 

34) SCALLA FM

0,05

 

35) MUNDIAL FM

0,04

 

36) DEUS E AMOR FM

0,04

 

37) USP FM

0,02

 

38) OMEGA FM

0,02

 

39) APOLLO FM

0,00

 

 



Sinal da Dumont FM de Jundiaí chega a Capital paulista
11/06/2008 - quarta-feira

Há alguns dias, o sinal da Rádio Dumont FM (104,3 MHz - Jundiaí/SP), dedicada ao segmento jovem, mesmo "apertado" por emissoras como Tupi FM (104,1 MHz - São Payulo/SP) e Transcontinental (104,7 MHz - São Paulo-SP), têm sido captado com facilidade na capital paulista,

Conhecida por disputar a audiência com emissoras do porte de Educadora FM (91,7 MHz - Campinas/SP), do Grupo Bandeirantes e Clip FM (88,7 MHz - Indaiatuba/SP), de Ivo Rocha, também proprietário das Rádios ABC de Santo André e Atlântica de Santos, é notável que este reforço de potência na emissora da família Barranqueiros visa passos mais largos, colocando-se na disputa direta de audiência entre gigantes do porte de Transamérica (100,1 MHz - São Paulo/SP), Metropolitana (98,5 MHz - São Pasulo/SP), Jovem Pan 2 (100,9 MHz - São Paulo/SP), Energia (97,7 MHz - São Paulo/SP) e Mix (106,3 MHz - São Paulo/SP) no disputadíssimo segmento pop em São Paulo.

Com essa informação, observamos uma "nova" emissora atingindo a capital paulista, já que, no interior, a Dumont FM existe há muitos anos, sempre fiel ao seu público.

Visite na internet: www.dumontfm.com.br


FONTE: Fabiano Souza



Rádio Capital recebe Marta Suplicy
10/06/2008 - terça-feira

A ex-prefeita de São Paulo e ex-ministra do Turismo, Marta Suplicy (foto), do PT, será entrevistada neste sábado, dia 14 de junho, no programa especial
"Espaço Democrático" da Rádio Capital AM (1.040 kHz - São Paulo/SP), que vai ao ar das 12h00 às 13h00.

Duas semanas depois de ter deixado o Ministério, Marta concede entrevista aos jornalistas Luiz Carlos Ramos, Cid Barboza e Carolina Mattos, como parte do projeto da emissora de ouvir todas as tendências políticas antes das convenções dos partidos para as eleições de outubro, mas levando em conta as regras impostas pela legislação eleitoral.

Duas semanas atrás, o entrevistado foi o ex-governador Geraldo Alckmin, do PSDB.

O prefeito Gilberto Kassab, do DEM, também já esteve na Rádio Capital para conversar com os comunicadores sobre a atual administração municipal.


FONTE: Assessoria Rádio Capital / Sergio Monte Alegre
THE WINNER PRESS SERVICE



Morre o jornalista, radialista e locutor Meira Filho
10/06/2008 - terça-feira

Morreu neste domingo (8), aos 85 anos, vítima de aneurisma cerebral, o jornalista, radialista e locutor Meira Filho (foto).

Paraibano de Taperoá (PB), João Meira Filho foi um dos fundadores e primeiro apresentador de programas de auditório na Rádio Nacional de Brasília (AM 980 kHz - Brasília/DF) na década de 50.

Durante 15 anos, apresentou o Programa do Meira e ficou famoso por ser um dos locutores da Voz do Brasil. Era dele a inesquecível abertura, onde dizia:
- "Em Brasília, 19 horas, frase que era seguida pela música "O Guarani", de Carlos Gomes.

Meira Filho também teve uma carreira política. Foi senador entre 1987 e 1995.
Foi sepultado em Brasília, no cemitério Campo da Esperança.

O Rádio é de uma valia extraordinária. Até hoje não apareceu nada que tenha suplantado o Rádio. Lembrem-se dos que estão do outro lado nos ouvindo. O Rádio é ponto central de comunicação entre todas as pessoas,” palavras de Meira Filho.


Clique aqui e ouça a última entrevista de Meira Filho.


FONTE: Rádio Nacional de Brasília



Anatel fecha Rádio Pirata de pré-candidato a vereador
10/06/2008 - terça-feira

A Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações), fechou nesta semana a Rádio pirata Nova Filadélphia FM.

A medida foi tomada após denúncia da Rádio Bandeirantes (AM 840 kHz e FM 90,9 MHz - São Paulo/SP). Robson Silvério da Silva (foto), responsável pela emissora, foi autuado em flagrante pela polícia. Além de ser dono da emissora clandestina, Robson Silvério, que nasceu na cidade de Palmares (PE), é pré-candidato a vereador na cidade de São Paulo pelo PSB.

A Rádio pirata alugava horários em sua programação para pré-candidatos interessados em fazer propaganda eleitoral irregular. Por um programa diário na emissora, Robson Silvério cobrava R$ 1.600 por mês dos políticos interessados.

A operação da Anatel, realizada na tarde desta segunda-feira (9), contou com o apoio de policiais civis da Delegacia do Sacomã, em São Paulo.

De acordo com o delegado de polícia Celso Valdir Marchiori, aqueles que fizeram anúncios ou outros responsáveis pela Rádio clandestina também responderão pelo mesmo crime.

O funcionamento de Rádios piratas pode ser denunciado à Anatel através do telefone: 0800-332001 ligação gratuita.


FONTE: Rádio Agência



Transamérica promove "Arraial de São Jorge"
10/06/2008 - terça-feira

A Rádio Transamérica FM (100,1 MHz - São Paulo/SP), está promovendo  o
"Arraial de São Jorge", festa junina realizada no Sport Clube Corinthians Paulista.

Trata-se de uma parceria entre Trasamérica, Corinthians e a BBHouse, que está cuidado da decoração do evento que será realizado no clube todas as sextas, sábados e domingos deste mês de junho.

Neste primeiro fim de semana da festa junina alvinegra, o público conferiu as novidades de perto. Além da decoração, as opções de alimentação e entretenimento foram destaques.

A abertura, na sexta-feira (6), contou com hino corinthiano entoado por Ernesto Teixeira, seguido pelo rapper carioca Cabal e a dupla de comediantes Mano Quetinho e Mendigo, além de Vanessa da Matta.

No sábado (7), foi a vez do grupo Art Popular encantar os mais de dois mil visitantes. Para encerrar com chave de ouro, a Transamérica levou para o palco o fenômeno Refla.

A diversão continua durante todo o mês de junho, com shows do Sem Compromisso (13), CPM22 (14), Guto & Nando (15), Chimarruts (20), Valderramas (21), Vanessa Jackson (22), Sideral (27), Jay Vaquer e Planta & Raiz (28), Tihuana e Sampa Crew (29).


FONTE: Assessoria do Sport Clube Corinthians Paulista



Senac promove "Workshop de Operação de Áudio"
10/06/2008 - terça-feira

A partir da próxima semana, entre os dias 16 de junho e 5 de julho, a Unidade Lapa do Senac promove um "Workshop de Operação de Áudio".

Orientações sobre os diversos gêneros e formatos radiofônicos, sonoplastia e técnicas de operações de áudio, incluindo simulações de rotina de operação em emissoras, com disparos manuais ou por meio de softwares específicos, serão coordenados por Cadu Previero, locutor da 89 FM (89,1 MHz - São Paulo/SP).

Esse workshop será realizado no período das 9h00 às 13h00.

O pré-requisito para participar é ter DRT como sonoplasta ou locutor.
Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (11) 3475-2200 ou no site: www.sp.senac.br/lapascipiao



FONTE: Rádio Agência



Dois anos sem Fiori Gigliotti
10/06/2008 - terça-feira

No último domingo, dia 2 de junho, completou-se dois anos sem o famoso narrador esportivo Fiori Gigliotti (foto).

Ele tinha 77 anos quando nos deixou no dia 2 de junho de 2006, vítima de falência múltipla de órgãos após lutar contra um câncer de próstata.

Nascido em Barra Bonita, interior paulista, Fiori ficou famoso por alguns bordões durante a transmissão de jogos de futebol. Entre eles, destacam-se:

- "Abrem-se as cortinas e começa o espetáculo"
- "Crepúsculo de jogo"

O corpo de Fiori descansa no Cemitério do Morumbi, em São Paulo.

Saiba mais, clicando aqui.


Colaboração: Emilcio Rogério Zuliani



Luiz Fabiano está internado
05/06/2008 - quinta-feira

O cantor e compositor Luiz Fabiano (foto), segue internado em São Paulo se recuperando de uma delicada cirurgia.

Parentes e amigos torcem por sua plena recuperação. Também torcemos para que ele volte aos palcos o mais breve possível.

Luiz Fabiano, há 1 ano, esteve comandando o programa "Fascinação", na Rádio DaCidade (AM 1.370 kHz - São Paulo/SP), todos os domingos, das 8h00 às 12h00.

O programa que recordava grandes sucessos tinha
a participação e comentários do radialista Humberto Costa e direção do Neno (grande divulgador e ex-integrante do conjunto The Jordans).



Altieris Junior está de aniversário
05/06/2008 - quinta-feira

O radialista e repórter Altieris Junior (foto), está completando mais um ano de vida nesta quinta-feira, dia 5 de junho de 2008.

Atualmente residindo e trabalhando em Curitiba, capital paranaense, Altieris Junior está completando 30 anos.

Desejamos saúde e muitas felicidades!!!

Visite o blog do radialista, clique aqui.



Rádio 9 de Julho tem novo site na internet
05/06/2008 - quinta-feira

A Rádio 9 de Julho (AM 1.600 kHz - São Paulo/SP), já conta com seu novo site na internet.

Além de saber um pouco mais sobre a história da emissora, que foi cassada na época do regime militar, você pode ouvir toda programação 24 horas, via internet.

Visite: www.radio9dejulho.com.br, e conheça mais sobre a emissora.



Grupo Bandeirantes estréia "Rádio Mitsubishi" (atualizada)
04/06/2008 - quarta-feira

Estréia segunda-feira, dia 9 de junho, no antigo prefixo da Scalla FM (92,5 MHz - São Paulo/SP), a nova emissora do Grupo Bandeirantes.

Trata-se da Mitsubishi FM, criada em parceria com a agência África. A emissora será focada para o público apaixonado pelos carros da montadora japonesa e aos amantes de esportes radicais.

Música e informações sobre esporte e aventura como: alpinismo, rafting, velocidade e muitas outras modalidades, serão constantes na Rádio MIT.


Colaboração: Eduardo Viana



Rádio MIX AM de Limeira investe no esporte
04/06/2008 - quarta-feira

"Painel Esportivo" é nome do programa que têm atraído a audiência de quem aprecia esporte na região de Limeira, interior paulista.

O programa, sob a direção de Roberto Lucato, vai ao ar diariamente, a partir das 18h00, pela Rádio MIX (AM 770 kHz - Limeira/SP), e conta com a participação do repórter Sidney Botelho, que já passou por Rádios como Tupi AM e Metropolitana FM na cidade de São Paulo.

Vale lembrar que o nome "MIX" é apenas uma coincidência com a emissora homônima de São Paulo, que é FM e toca sucessos pop.

A emissora localizada na cidade de Limeira, de propriedade do empresário do ramo de bijuterias Lusenrique Quintal, tem uma programação popular, com noticiários e comunicadores de sucesso na região.

Visite o site da emissora: www.mixregional.com.br


Colaboração: Fabiano Souza



Jorge Kajuru revela porque foi "afastado" da Rede TV
04/06/2008 - quarta-feira

"Afastado" do programa "Bola na Rede" há algumas semanas, o radialista, jornalista e apresentador Jorge Kajuru (foto), falou sobre sua saída da RedeTV!.

"Na verdade fui eu quem me afastei", disse Kajuru.

Em conversa ao telefone com o jornalista Paulinho, Kajuru relatou o que verdadeiramente aconteceu com ele na Rede TV!. Entrevista publicada em 3 partes, pode ser conferida na integra no Blog do Paulinho. Ouça clicando aqui.

Tentando resumir o que foi dito nesta entrevista "contundente", Kajuru contou que só voltou para a Rede TV! ao ser chamado por Amílcare Dallevo (dono da emissora) e José Emílio Ambrósio (comandante do jornalismo e do esporte), que acima de tudo são seus amigos.

Kajuru revelou que na verdade foi contratado para substituir Fernando Vannucci no comando do "Bola na Rede", mas ele disse que o Vanucci e sua esposa, a jornalista Alessandra Terra, lhe telefonavam insistentemente pois Vannucci, não queria perder a apresentação do programa.

Kajuru, por ter perdido parte da visão, sugeriu então que Vanucci fizesse a leitura das notícias e os merchans. Kajuru, comentaria e conduziria o "Bola na Rede". Mas, Fernando Vanucci - pressionado pela mulher - não teria aceitado.

Em diversos momento deste desabafo de Kajuru, ele afirmou que o Amílcare e o José Emílio foram pressionados por Andres Sanches (presidente do Corinthians), Olivério Júnior (assessor de imprensa do Timão) e Marcelo Carvalho (vice da RedeTV!) para tirá-lo das transmissões da Série B do Campeonato Brasileiro.

Destacou também que ninguém do Corinthians ia ao "Bola na Rede" com ele apresentando, fato que se comprova já que no último domingo (1), já sem a presença de Kajuru no programa, o goleiro Felipe compareceu.

Kajuru fez várias críticas ao Fernando Vannucci. Chegou a dizer que o apresentador teria saído carregado de um restaurante de tão bêbado que estava, e que a turma do "Pânico" é testemunha; que ele teria "cultura de gibi", por dizer no ar que o estádio do Barueri é o melhor do Brasil; reclamou do Vanucci só mandar abraços ao pessoal do Barueri; entre outras coisa.

Só ouvindo toda a entrevista para entender a posição de Jorge Kajuru, a respeito de seu "afastamento" da Rede TV!.



Testes com o Rádio Digital...
04/06/2008 - quarta-feira


Um relatório com todas as informações sobre os testes com o Rádio Digital, deve ser entregue nas próximas semanas ao Ministro das Comunicações, Hélio Costa.

Ronald Barbosa, assessor técnico da ABERT e coordenador destes trabalhos informou que os testes de campo estão na etapa final. Em entrevista à Rádio ABERT, ele revelou que o setor de Radiodifusão tem uma grande expectativa em relação à implantação da tecnologia no país.

Ele também comentou que o Rádio tem urgência no processo de digitalização, pois é o último segmento da comunicação a migrar da tecnologia analógica para a digital.

Resultados "satisfatórios", foram apresentados nas cidades de São Paulo, Ribeirão Preto e Belo Horizonte, nesta primeira avaliação.

Saiba mais acessando o site da ABERT.


FONTE: Rádio Agência



Renata Fan estréia em emissora no interior paulista
02/06/2008 - segunda-feira

Trazendo as principais notícias do futebol, a jornalista, apresentadora e comentarista de futebol Renata Fan (foto), estreou neste dia 2 de junho um quadro na Rádio Líder FM (98,3 MHz - São José do Rio Preto/SP).

Denominado "A Bela e a Bola", sua participação será de segunda a sexta-feira, em duas edições diárias, ao longo da programação da emissora do interior paulista.


FONTE: Rádio Agência



"Microfone Aberto" estréia na Rádio Trianon AM
02/06/2008 - segunda-feira

Estreou nesta segunda-feira, dia 2 de junho, na Rádio Trianon AM (740 kHz - São Paulo/SP), o programa "Microfone Aberto", sob o comando de Marcos Calazans (foto).

O programa de debates vai ao ar das 13h00 às 14h00.

Marcos Calazans é conhecido por participar há mais de 15 anos em programas de debates nas Rádio Globo e Capital.

Desejamos boa sorte!!!



Record no 1º Prêmio Internet Segura de Jornalismo
02/06/2008 - segunda-feira

Depois de faturar, no final do ano passado, o Prêmio IBCC de Jornalismo, categoria Rádio com a série de reportagem: CÂNCER, DESCONSTRUINDO PRECONCEITO, da jornalista Míriam Ramos (foto), a Rádio Record AM (1.000 kHz - São Paulo/SP), agora está participando do 1º Prêmio Internet Segura de Jornalismo.

Concorrendo na categoria DEFESA DO CONSUMIDOR, prestando serviço e esclarecimentos com conteúdo de qualidade, credibilidade e linguagem popular aos ouvintes do Rádio AM,  a reportagem foi produzida pela experiente profissional Míriam Ramos, com trabalhos técnicos e sonoplastia de André Barros e designer de César.

Nesta nova competição, 53 trabalhos estão na disputa. Os melhores ganharão 12 mil reais em compras nas principais lojas de comércio eletrônico do país.

Os vencedores do 1º Prêmio Internet Segura de Jornalismo entre os veículos on-line, jornal, revista, Rádio e televisão serão conhecidos no dia 17 de junho às 10 horas na Microsoft localizada na Avenida das Nações Unidas, 12.901 - Torre Norte - 20º andar.

Sobre a versátil jornalista Míriam Ramos, também Editora de Cultura na Rádio USP FM (93,7 MHz - São Paulo/SP), informamos que elea acaba de ganhar mais espaço na FM de público adulto-qualificado.

A partir deste mês de junho, o programa VISITA VIP comandado por ela terá produção e apresentação diária (segunda a sexta) sempre as 13 horas.

No programa, personalidades de todas as artes apresentam suas  carreiras num bate-papo descontraído e recheado de música de qualidade.

Participações confirmadas do VISITA VIP de junho: Martinho da Vila; Jorge Vercilo; Rosemary; Dorina; Beatles Four Ever e a consagrada pianista Carol Murta Ribeiro.
E ainda apresentação da boa e nova safra do cenário cultural.

Visite: www.radio.usp.br



Conte Lopes também está na Rádio DaCidade
02/06/2008 - segunda-feira

O Deputado e Capitão Conte Lopes (foto), está diariamente na Rádio DaCidade AM (1.370 kHz - São Paulo/SP). De hora em hora, ele apresenta os boletins denominados "Ronda da Cidade".

Visite o site: www.amdacidade.com.br

Vale lembrar que Conte Lopes continua na Rádio Terra AM (1.330 kHz - São Paulo/SP), emissora do mesmo grupo (CBS de Rádio), onde apresenta de segunda à sábado o programa "Ronda da Cidade", das 08h00 às 09h00 da manhã.

Visite o site: www.radioterra.am.br



Férias na Rádio Capital AM...
02/06/2008 - segunda-feira

O radialista e comunicador Adriano Barbiero, está de férias na Rádio Capital AM (1.040 kHz - São Paulo/SP), onde apresenta de segunda a sábado o programa "Acorda São Paulo", da 01h00 às 04h00 da manhã.

Durante suas férias, o programa está sob o comando do radialista Mike Mattos, que já trabalhou na emissora.

Adriano Barbiero volta dia 23 de junho. Durante esse período de descanso, Adriano estará indo visitar seu irmão Altieris Junior em Curitiba, no Paraná, tendo em vista que o aniversário de seu "mano", é nesta quinta-feira, dia 5 de junho.



Notícias anteriores:
Abril / Março / Fevereiro / Janeiro / Dezembro /
Novembro / Outubro / Setembro / Agosto / Julho / Junho / Maio /