MIGRAÇÃO AM/FM
Na JP, Gilberto Kassab fala sobre extensão das faixas FM
26 de setembro de 2017 - terça-feira











Nesta segunda-feira, 25 de setembro, data em que se comemorou o Dia do Rádio, o governo publicou uma portaria no Diário Oficial que prevê a extensão das faixas FM nas rádios de todo o Brasil. A partir de janeiro de 2019, a medida será obrigatória. Com a desativação do áudio da TV, o sinal passa a ser utilizado pelas emissoras de rádio.

Em entrevista ao Jornal da Manhã, da Jovem Pan, o ministro da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, Gilberto Kassab explicou as principais mudanças que ocorrerão com essa transferência de sintonia de AM para FM.

Para o ministro, essa é uma portaria muito importante, pois dará oportunidade para que no Brasil surja inúmeras outras emissoras, além de uma movimentação na indústria tecnológica, que a apostará na produção de novos equipamentos. Com essa mudança, toda a indústria que produz áudio e vídeo deverá dispor aparelhos que atendam as novas frequências.

Estamos vivendo uma verdadeira revolução na radiodifusão. Primeiramente com o desligamento do sinal analógico de televisão, que é bastante arcaico. Em São Paulo, por exemplo, não temos mais nenhum sinal de TV analógico, é tudo digital. Na medida em que as televisões desligam esse sinal, as operadoras de telefonia móvel vão ocupar essa faixa e teremos uma sensível melhora, em especial o modelo 4G, que vai funcionar melhor e também, poderão surgir novas rádios no Brasil”, explica Gilberto Kassab, ministro das Comunicações.

Confira abaixo a entrevista completa do canal oficial do Jornal da Manhã, no YouTube.
Publicidade:
#Compartilhe essa notícia: